Cidadania e inclusão...

Ultimas atividades realizadas

Aconteceu em Arruda dos Vinhos, sexta à noite e sábado todo o dia (29 e 30 de Maio).
Um workshop gratuito sobre como fazer candidaturas de sucesso ao Portugal 2020, na área social e cultural.
Puxei da minha "costela" de militante pela democratização do acesso aos fundos comunitários (que já acontece mas ninguém parece saber...) e optei por uma iniciativa com inscrição gratuita.
Um grupo muito bom e interessado, composto por 7 pessoas, de Arruda, Ericeira, Torres Vedras, Alverca, Sintra. Mais uma vez o movimento associativo de cultura, desporto e recreio (que, teimosamente, continua a pensar que nada disto é para ele) e as instituições de solidariedade social local (decerto porque já sabem tudo), marcaram ausência.
Os presentes tinham formação e profissões diferentes : assistente social, psicólogo, sociólogo, TOC, professores/formadores, quadro administrativo e financeiro.
Foi uma iniciativa entusiasmante : os presentes traziam ideias, tentou-se encontrar fontes de financiamento e explicar os mecanismos de candidatura e demonstrar que isto não é um "bicho de 7 cabeças".
Faltou tempo para tanta vontade de aprender a fazer...
Obrigado aos participantes e à Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, pelo apoio.

No Funchal, para o INETESE MADEIRA, entre 14 de Abrl e 30 de Abril, tive oportunidade de recordar tempos antigos, de docência no ensino secundário, ao lecionar 61 horas num curso do sistema de aprendizagem, com equivalência ao 12º ano. Foi bom, ainda que por pouco tempo, deixar de ser formador/consultor e voltar a ter alunos muito jovens e bem difíceis...

Em Vale de Vargo, Serpa, em 26 de Fevereiro,  uma vintena de pessoas, que desempenham funções em diversas instituições e organizações ou que  procuravam infomação, acolheram uma sessão informativa sobre “ Apoios no Portugal 2020 para o desenvolvimento social”. Num ambiente extremamente informal, aconteceram cerca de 2h e 30m de informação e diálogo, com a simpatia, cordialidade e carinho que caracterizam os alentejanos. Destaque para a hospitalidade inexcedível da Associação Flôr do Enxoé, que acolheu a iniciativa. No “interior do interior” também há gente dinâmica, com ideias e que acreditam nas virtudes da proximidade social. Os fundos comunitários serão benvindos.

Em Arruda dos Vinhos, em 23 de Fevereiro, em estreita colaboração com a Câmara Municipal desse Concelho, aconteceu sessão informativa sobre "Apoios dos fundos comunitários para o desenvolvimento social". 25 presenças, entre as quais membros do executivo municipal (Presidente e Vice-Presidente), da Assembleia Municipal (a Senhora Presidente e alguns deputados municipais, dos quais um Presidente de Junta), dirigentes de 3 instituições do Concelho, 2 de Concelhos vizinhos e uma de âmbito nacional, que agendou reunião para avançar com um projeto algo inovador, para alem de profissionais interessados nestas problemáticas.
Valeu a pena.

Em Faro, em 30 de Janeiro, organizada por Traininghouse, Lda, sessão informativa sobre "PORTUGAL 2020: QUE NOVOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A AÇÃO SOCIAL ?". Num vasto auditório com dirigentes e técnicos de instituições e cidadãos interessados nas problemáticas da cidadania e inclusão, começaram a germinar várias ideias para projetos, algumas das quais  já esboçam o seu avanço. Só informando os agentes sociais e capacitando-os para a inovação, tal se consegue.

 

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.